top of page
Foto do escritorMichel Luiz

O Que São os Estromatólitos e Qual Sua Importância?

Há cerca de 3,5 bilhões de anos já havia na Terra primitiva atividades de organismos unicelulares, ou cianobactérias. Como atestam estruturas sedimentares de origem orgânica (chamados estromatólitos), encontrados em diversas regiões do planeta, tais como Austrália, África e no Brasil: na Bahia e em Minas Gerais.


Vou direcionar aos estromatólitos encontrados em Minas Gerais, mais especificamente na região geológica conhecida como "Volta Brasília", onde ainda há vestígios de lagos e córregos salinos, evidenciando a presença de mares na região há milhões de anos atrás.



Fotografia por este autor do blog, realizada em 2012 em Lagamar/MG - Estromatólito Colunaris.


Bem, a razão para focar nestes achados arqueológicos não é somente por ser de origem da região onde nasci e cresci. Mas principalmente por sua forma peculiar espiralada, confirmada pelo geólogo Dardenne em expedição ao local nos anos 2000, como uma das formas concêntricas mais antigas de estromatólitos surgidos na Terra.


Em 2009 Wesley Vieira buscou algum artigo que referisse sobre a cidade de Lagamar/MG, quando se deparou com a descoberta do grupo que Dardenne liderava na região. A equipe fazia as medições em geociências para fins da exploração mineral de uma empresa local, e ao serem informados de um sumidouro de córregos, encontraram ali gigantescas rochas fossilizadas das cianobactérias! Atribuíram no corpo do texto que tal local deveria ser preservada das explosões próximas para fins de se organizar um sítio de estudos.


Sumidouro é um fenômeno comum onde um rio ou lago ou mesmo córrego adentra por uma profusão de cavernas e submerge em algum outro local, como pode visualizar:




Em 2010 montamos a primeira expedição dos jovens afim de conhecer e fotografar o local com imagens mais nítidas das que se encontra no artigo de Dardenne. Como também buscar formas de preservar o local, pois o assoreamento é constante devido o extrativismo mineral ali. Nos tempos atuais investimos muito em poder publicar sobre tal registro inédito de formação rochosa para fins de ecoturismo e outras fontes que possam sustentar a preservação destes fósseis.


Sumidouro - 2010: Michel junto com Gabriel e Wesley.


Mas o que são estes estromatólitos? Qual sua ocorrência e sua relevância para a História da Terra e da Vida? Vamos iniciar essa leitura através do artigo de Dardenne, encontrado em: [Ver versão final do CAPÍTULO IMPRESSO em: Winge,M. (Ed.) et al. 2009. Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: CPRM, 2009. v. 2. 515 p. il. color.]


Também utilizarei a referência do artigo de Menezes, professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora: "Descoberta, Observação, Interpretação e Educação (Geo)Ambiental: Um Exemplo de Geologia "Urbana" no Santa Cruz Shopping, Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais" e por ventura apontar as tecnologias sociais capazes de desenvolver economia e cidadania às pessoas diretamente envolvidas com o território de fósseis. Esta premissa você poderá ler em meu artigo publicado em 2015 para a UFMG, diretamente no site da Academia.edu gratuitamente.


É nítida a característica espiralada que forma uma coluna a partir do centro de cada proliferação das cianobactérias. Pense em algo como um líquen no tronco de uma árvore como a profusão dessas bactérias. A diferença é de que a cada marca circular proliferada da geração seguinte para a anterior, sedimentos marinhos como areia e outros minerais, iam acumulando nesses sulcos. E o processo de fossilização requer milhares e até bilhares de anos para ocorrer, sob condições apropriadas tais como intensa pressão do solo, atmosférica e clima favorável também.


Segundo Dardenne, os estromatólitos encontrados na Volta Brasília, no território municipal de Lagamar, noroeste de Minas Gerais, ocorreu durante o período Proterozóico. Período iniciado cerca de 2 Bilhões e 500 milhões de anos à 542 milhões de anos atrás. Há registros rochosos que apontam que até antes do início dessa Era Proterozóica, a Terra não tinha ou tinha baixíssimos níveis de oxigênio e nitrogênio gasoso na composição da atmosfera. Após a proliferação excêntrica e descomunal das cianobactérias do tipo estromatólitas, houve um "incêndio" atmosférico, dizimando outras espécies de bactérias anaeróbicas.


Essa foi uma das primeiras das 5 extinções em massa ocorridas durante a existência da Vida na Terra. Extinção essa sem a qual não teríamos a atmosfera atual que sustenta basicamente todas as vidas existentes no planeta! E são dessas bactérias fossilizadas que podemos nos referir à nossa origem da vida, um ato realmente divino e severo para que pudéssemos desenvolver nossas capacidades humanas... Mesmo as mais ruins...


Enfim, preservar estes locais como pontos de referência para estudos, ecoturismo e outras categorias, garante não só o sítio paleontológico de um local, como o sentimento de conexão que devemos buscar reerguer em nós e nas futuras gerações. Compreender os elos de ligação que temos com toda a vida na Terra é um sentimento capaz de nos levar a verdadeira transcendência que é a cooperação e preservação dos ambientes onde vivemos.


Menezes em seu artigo aponta o mal uso das rochas para fins de construções de prédios onde sítios inteiros são detonados. Assim como ocorre em Lagamar devido o extrativismo exploratório de rochas do tipo britas. A desvalorização de um patrimônio geológico configura uma mente servil onde pequenos lucros são mais importantes do que a preservação de toda uma diversidade de espécies. E este pequeno artigo busca uma forma de orientar sobre nossas capacidades de gerar economias solidárias sem o péssimo uso dos recursos ambientais e degradação dos ambientes, dos quais geram impactos negativos em nossa saúde física, mental e também saúde social e memória.




Foto dos estromatólitos em Lagamar - MG, do ano de 2012.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page