top of page
Foto do escritorMichel Luiz

Adolescência e Uso da Erva

Sendo direto, mesmo com todas as propriedades medicinais contidas na Maconha, é danoso seu uso recreativo por jovens e adolescentes. Mas então por que não seria prejudicial do mesmo modo para adultos?



Ao estudar o cérebro, órgão do corpo responsável por todas as funções físicas e mentais; percebeu-se que as células cerebrais chamadas Neurônios mantém uma taxa de desenvolvimento acelerado (exponencial) até o início da vida adulta. A taxa de crescimento começa a declinar entre 24 anos aos 26 anos em média.

Substâncias psicoativas, tais como o álcool, a cocaína, a cafeína, o açúcar (sim, pasmem), nicotina e a cannabis interagem diretamente com a neuromodulação do córtex frontal - área cerebral ligada diretamente à formação do juízo racional e Ego observador do indivíduo. Também responsável pelo aprendizado e memória de curto prazo.


O cérebro jovem está em interação química constante, formando novas conexões, o que reflete no aprendizado acelerado e na formação de grupos de identidade. Essa expansão de neurônios está diretamente ligada ao excessivo fluxo de hormônios no cérebro, variando assim os efeitos emocionais e sentimentais dos adolescentes em picos de euforia e manias depressivas ininterruptas até o início da primeira neuromodulação que ocorre entre 18 a 21 anos de idade.

Enfim, o uso de substâncias prejudica a formação especial da ultima camada cerebral. Danos assim poderão influenciar em comportamentos catatônicos (a famosa leseira que impede as pessoas de praticarem suas atividades comuns do dia a dia); e até a paranoias e delírios danosos, correndo o risco de culminar em esquizofrenia em alguns casos.




Então não é à toa que em muitas culturas é colocado para que jovens não usem álcool e outras drogas. As vezes os adultos só não sabem explicar o porquê, mas sentem em seus instintos que há riscos para o bem-estar do futuro das Nações! Pense mais vezes antes de experimentar uma droga apenas para se sentir parte de um grupo. Amizades vem e vão, mas seu cérebro permanecerá com você até o fim de sua vida!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page