top of page
Foto do escritorMichel Luiz

Enxaquecas: dor sem cura?

Novos tratamentos para uma das dores mais severas e com menos causas significativas para cura, estão sendo desenvolvidos a partir dos avanços nas pesquisas sobre Cannabis.


Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, mais de 20 milhões de pessoas em todo o Brasil relatam sofrer de dores crônicas na região da cabeça e pescoço. Em situações de estresse e outros gatilhos levam às crises de enxaqueca. Excesso de luminosidade e estimulantes alimentares também levam à dilatações ou inflamações nos vasos sanguíneos nas áreas frontais e lobulares da cabeça, causando dores muito fortes.


A SBCe recomenda avaliações com neurologistas para compreender sobre tratamentos diversos para as dores crônicas. De qualquer forma, mesmo com medicamentos atuais e terapias alternativas como acupuntura e fitoterapia aliviam os sintomas momentaneamente. Não há registros sobre um tratamento completo e muitas pessoas abandonam seus afazeres comuns, como trabalho e relacionamentos por causa dessa doença crônica.





Atualmente a medicina moderna experimenta o Canabidiol (CBD) para estudar possíveis tratamentos para cefaleias com danos graves. O óleo é tomado normalmente por via oral. Os estudos atuais colocam que a Cannabis Medicinal é uma terceira linha de tratamento para os eventos crônicos de dores, mas fora do convencional e que não causem vícios danosos como outros medicamentos, a Cannabis atualiza os mecanismos de defesa, diminuindo a inflamação causal e aponta para a melhora de dores sem danos diversos.


As bases dos estudos ainda são recentes e necessitam de mais dados, como também estudos em outros terpenos e componentes moleculares da Cannabis, como o Canabigerol (CBG), que poderá ter mais proeminência para estes tratamentos. O importante é fazer uma avaliação multiprofissional, uma vez que a alimentação, o crânio e cérebro, o ambiente social e as atividades físicas (ou falta delas) estão relacionadas as causas.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page